A nossa história

A AS - Associação de Solidariedade Social Campo tem uma história marcada pela dedicação e esforço da comunidade local. Desde os finais dos anos 90, a necessidade de criar um Centro de Dia e um Lar de Terceira Idade era evidente para a população e os seus representantes.
Foi a Junta de Freguesia de S. Martinho do Campo, em parceria com a Câmara Municipal de Santo Tirso, que iniciou os primeiros contactos para encontrar um terreno adequado. Várias opções foram estudadas, incluindo a Quinta da Lama e um terreno junto ao Salão Paroquial de São Martinho do Campo, sendo este último, à data, considerado o mais adequado para o projeto.
No dia 18 de maio de 2001, reuniram-se os 12 elementos que constituíram a Comissão Instaladora da futura associação. Nos meses seguintes, o grupo foi alargado para 23 pessoas e, no dia 24 de outubro de 2001, foi formalmente constituída a AS - Associação de Solidariedade Social. Poucos dias depois, em 27 de outubro, foi assinado um protocolo com a Câmara Municipal de Santo Tirso para a construção de um Centro de Dia e Lar.
Em 2002, a associação deu início aos trabalhos com a eleição dos órgãos diretivos e a criação de grupos de trabalho. Para angariar fundos, foram realizados diversos espetáculos, tombolas, torneios, cortejos, leilões, sorteios, venda de rifas, entre outros. No final do ano, a AS obteve a cedência de um terreno através de um acordo entre a Câmara Municipal e a Sociedade Agrícola de Arnozela, Lda.
O reconhecimento oficial como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) chegou em 2003, com a publicação em Diário da República sob o número 34/03. Ainda nesse ano, a AS organizou o 1º Encontro de IPSS de Entre Douro e Minho e apresentou o primeiro projeto de arquitetura para o Lar.
Nos anos seguintes, a associação continuou a trabalhar incansavelmente para concretizar a construção do Edifício. Em 2004, foi assinado um contrato-promessa para a compra de um terreno de 3.509m² em Agrelo de Baixo. O projeto definitivo da AS foi apresentado em 2005 à Câmara Municipal de Santo Tirso e, em 2006, a AS candidatou-se ao Programa PARES (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais) para obter financiamento.
Apesar das primeiras candidaturas ao PARES terem sido rejeitadas, a AS nunca desistiu. Em 2008, decidiu iniciar as obras com recursos próprios. Pouco depois, a candidatura foi repescada e a associação recebeu o financiamento necessário. No final do ano, foi assinado o contrato-programa com o Instituto da Segurança Social e escolhida a empresa responsável pela construção.
As obras tiveram início em maio de 2009, com a cerimónia de lançamento da primeira pedra. Finalmente, em agosto de 2011, o sonho tornou-se realidade: o Lar foi inaugurado e, em setembro de mesmo ano, abriu oficialmente as portas para acolher os primeiros utentes. No mês seguinte, a associação homenageou os seus maiores beneméritos, o Sr. José Maria Moreira Gonçalves e a sua esposa, D. Manuela, pelo seu inestimável contributo para a concretização da obra, bem como a arquiteta Sandra Ferreira Machado Garcia, responsável pelo projeto arquitetónico.
Hoje, a AS - Associação de Solidariedade Social de S. Martinho do Campo continua a sua missão de apoiar os cidadãos na velhice e na invalidez, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida dos seus utentes. Esta é uma história de perseverança, união e solidariedade, que reflete o compromisso da comunidade em cuidar dos seus.
Nada disto teria sido possível sem o envolvimento dos seus sócios, voluntários, beneméritos e de todos aqueles que, ao longo dos anos, acreditaram e continuam a acreditar neste projeto. O seu apoio, dedicação e generosidade foram e são fundamentais para que a AS possa crescer e continuar a fazer a diferença na vida de tantos. Juntos, construíram um legado de esperança e acolhimento que perdurará por muitas gerações.